Edições anteriores

  • REVISTA EDUCAÇÃO C&T
    v. 1 n. 3 (2024)

    A Revista Educação C&T destaca em sua terceira edição o impacto da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Reúne estudos e reflexões que demonstram como a integração dessas áreas é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e contribui na formação de uma sociedade inovadora, inclusiva e sustentável.

    Os trabalhos apresentados discutem como a Educação, aliada à Ciência e à Tecnologia, impulsiona a inovação e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. São abordados temas como o papel da educação na inclusão social, o uso de tecnologias sustentáveis, e os desafios éticos trazidos pelas novas tecnologias, como a inteligência artificial.

    Ao mergulhar nos artigos desta edição, você encontrará uma rica diversidade de ideias e soluções inovadoras para os desafios atuais. Os autores nos convidam a refletir sobre a importância da educação, ciência e tecnologia como motores do progresso, incentivando a aplicação prática do conhecimento para transformar o futuro. Aproveite esta oportunidade para se inspirar e explorar novas perspectivas que podem impactar positivamente nossa realidade.

  • REVISTA EDUCAÇÃO C&T
    v. 1 n. 2 (2023)

    A 2ª edição da Revista Educação C&T teve, como objetivo reunir discussões sobre fomento de pesquisa e educação científica, a partir de um amplo debate interdisciplinar. Os vinte e seis artigos selecionados chamam atenção para os desafios atuais frente ao cenário de adoção das tecnologias da informação e comunicação nas mais diferentes formas de interação da vida social. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITECI através do periódico Educação C&T evidencia a relevância de propiciar discussões sobre o tripé educação, tecnologia e inovação, reiterando seu compromisso com o pensamento científico e a evolução tecnológica. Desse modo, o dossiê Educação Científica e Fomentos de Pesquisa: inovação em foco é composto por duas seções: o primeiro deles caracterizado por uma contextualização sobre a importância da educação científica e seus desdobramentos com a inovação e a segunda seção pelas proposições sobre diferentes abordagens com destaque as práticas educativas, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Assim, os artigos desse dossiê caracterizam importantes discussões sobre educação na contemporaneidade e (re) significam e aprofundam novos modos de pensar a educação científica a partir de uma pluralidade de enfoques.

  • REVISTA EDUCAÇÃO C&T
    v. 1 n. 1 (2022)

    A Revista Educação C&T (Ciência e Tecnologia) nasceu da ideia conjunta dos servidores da Superintendência da Educação Profissional e Superior sob a Coordenadoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Seciteci – em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. O objetivo foi criar uma ambiência propícia à construção compartilhada de conhecimentos oriundos das áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e outros temas correlatos. Pretendemos estimular professores e pesquisadores das diversas formações das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso e das Instituições de Ensino Superior, tornando a revista Educação C&T um espaço rico para o desenvolvimento de debates e o fortalecimento do tripé educação – ciência – tecnologia. Intencionamos manter um diálogo colaborativo com professores-pesquisadores das instituições de ensino. Para esta 1ª edição abordamos a temática “Memória e Itinerários da Educação Profissional das ETE’s-MT.