
Sobre a Revista
A Revista Educação C&T (Ciência e Tecnologia) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) foi criada com o objetivo de promover a construção compartilhada de conhecimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Lançada em 2022, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a revista visa estimular professores e pesquisadores das Escolas Técnicas Estaduais e das Instituições de Ensino Superior, a contribuírem para o fortalecimento desse tripé fundamental educação – ciência - tecnologia.
Ao longo de suas edições, a Revista Educação C&T tem se consolidado como um importante espaço para o debate interdisciplinar, destacando temas como a educação científica, a inovação tecnológica e o impacto dessas áreas no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com edições que reúnem artigos e estudos de diversos autores e instituições, a revista se posiciona como uma plataforma colaborativa e reflexiva, que explora práticas educativas e as transforma em soluções para os desafios contemporâneos.
Cada edição reflete o compromisso da Seciteci em fomentar a produção científica e o pensamento crítico, evidenciando a relevância da educação e da tecnologia como pilares para a transformação da sociedade.
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Normas para Publicação
- Submissão:
Os artigos devem ser submetidos exclusivamente para o email:
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- Autoria:
Cada artigo pode ter até 04 (quatro) autores.
Pelo menos um dos autores deve possuir titulação de pós-graduação stricto sensu.
- Ineditismo:
Os artigos devem ser inéditos, apresentar dados atualizados e não podem ter sido submetidos ou publicados em outros periódicos, livros ou eventos científicos.
- Extensão:
O artigo deve ter entre 12 e 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências.
Submissões que ultrapassem 15 páginas não serão aceitas.
- Formatação:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
Espaçamento: 1,5 cm entre linhas.
Margens: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2 cm.
Parágrafos: recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- Estrutura do Artigo:
Título: Apenas em Português.
Autores: Nome completo, vínculo institucional, e-mail, ORCID ou link do Currículo Lattes.
Resumo: Deve explicitar o tema, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e principais resultados. Máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, espaçamento simples.
Palavras-chave: De 3 a 5 descritores, separados por ponto e vírgula (;), apenas a primeira letra maiúscula. Exemplo: Ciência; Tecnologia; Educação; Inovação.
Abstract: Tradução do resumo para o Inglês, mantendo a mesma estrutura: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado.
Keywords: Traduzir as palavras-chave para o Inglês. Exemplo: Science; Technology; Education; Innovation.
- Seções Obrigatórias:
Introdução: deverá contextualizar o tema e apresentar o problema central do estudo de forma clara e objetiva. Devem ser explicitados os objetivos do artigo e a justificativa para sua relevância, seja no campo teórico, seja na aplicação prática. Para artigos que relatam práticas institucionais ou cases de sucesso, recomenda-se destacar o contexto institucional, os desafios enfrentados e a importância da experiência documentada. Também é recomendável apresentar brevemente a estrutura do artigo, utilizando linguagem formal e acessível.
Desenvolvimento: apresentar a fundamentação teórica e a revisão da literatura, abordando pesquisas e referências que sustentam a temática do artigo. No caso de relatos de práticas institucionais ou cases de sucesso, é fundamental relacionar a experiência com estudos e modelos teóricos pertinentes, evidenciando como a literatura embasa a iniciativa apresentada. O texto pode ser organizado em seções e subseções. Os títulos das seções devem estar em Times New Roman, tamanho 12, negrito, em letras maiúsculas, alinhados à esquerda, com espaçamento de 1,5 cm antes e depois, sem ponto final. Os títulos das subseções seguem o mesmo formato, diferenciando-se apenas pelo uso de letras minúsculas.
Metodologia: detalhar o percurso metodológico adotado no estudo. Deve incluir o tipo de pesquisa, os procedimentos aplicados, os instrumentos de coleta de dados e as técnicas utilizadas para análise. Para artigos baseados em práticas institucionais ou cases de sucesso, é essencial descrever como as informações foram coletadas e analisadas, garantindo transparência e rigor científico na abordagem adotada.
Resultados e Discussão: apresentar e interpretar os principais resultados obtidos. Para estudos empíricos, os dados devem ser analisados de maneira qualitativa e/ou quantitativa, conforme aplicável. Nos relatos de práticas institucionais e cases de sucesso, os resultados devem demonstrar os impactos gerados, as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para a solução de problemas. A interpretação dos achados deve dialogar com a fundamentação teórica, contribuindo para o aprofundamento do tema discutido.
Considerações Finais: devem responder aos objetivos propostos, apresentando conclusões claras e fundamentadas, sempre restritas aos resultados obtidos. Para artigos baseados em práticas institucionais ou cases de sucesso, é recomendável destacar os aprendizados, os desafios superados e as possibilidades de replicação da experiência. Sugestões para pesquisas futuras podem ser incluídas, ampliando o escopo da discussão. Não serão aceitas citações de referências nesta seção.
- Referências Bibliográficas: Devem ser adequadas, atuais e estar em conformidade com a ABNT, incluindo apenas as obras citadas no texto e que estejam alinhadas à fundamentação teórica do trabalho.
Exemplos:
Livro (um autor):
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
Livro (dois autores):
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
Mais de três autores:
BENJAMIM, Walter et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Os Pensadores, v. 48).
Artigo de periódico:
BRAIT, Beth. Língua nacional: identidades reivindicadas a partir de lugares institucionais. Gragoatá, Niterói, n.11, p.141-155, 2. sem. 2001.
Livro on-line:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 20 fev. 2024.
Dissertação/Tese:
FOMIN, Carolina F. R. O tradutor intérprete de libras no teatro: a construção de sentidos a partir de enunciados cênicos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – PUC-SP, São Paulo, 2018.
Anais de evento:
CASTILHO, Augusto Cesar da Costa. Avifauna aquática dos rios Cuiabá e Mutum, pantanal de Barão de Melgaço – MT. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL,6., 2003, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: Ed. UFC, 2003. p. 29-30.
Leis e normativas:
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
- Ilustrações, Figuras e Tabelas:
Figuras, quadros e tabelas devem ser centralizados, inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem e com largura que não exceda as margens do texto. Devem ter legenda descritiva alinhada à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento simples. As tabelas devem ser apresentadas sem bordas laterais, mantendo apenas as linhas horizontais superiores e inferiores para delimitação do conteúdo, conforme as normas da ABNT. A fonte da imagem deve ser indicada abaixo, em tamanho 10, utilizando "Fonte: Autor" ou "Fonte: Autoria própria" para elementos originais. Para figuras, recomenda-se resolução mínima de 300 DPI, nos formatos PNG ou JPEG, com tamanho adequado ao espaço disponível. Prints de tela não são aceitos como ilustrações. Fotografias de crianças e adolescentes exigem autorização em nota de rodapé.
- Citações:
As citações curtas, de até 03 (três) linhas, devem ser inseridas no corpo do texto entre aspas duplas (“ ”), seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e número da página. Já as citações longas, com mais de 03 (três) linhas, devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, sem aspas, espaçamento entre linhas simples, e também com a indicação do sobrenome do autor, ano de publicação e número da página.
- Apêndices e Anexos:
Os artigos submetidos não devem conter apêndices ou anexos.
- Critérios de Avaliação dos trabalhos:
- Formatação:
- Os artigos que não seguirem as orientações do modelo (Template) não serão aceitos para publicação.
- Conteúdo e Relevância:
- O título deve refletir com precisão o tema abordado no artigo.
- O artigo deve apresentar objetivos claros e alinhados à proposta da revista.
- A abordagem deve ser consistente, com desenvolvimento estruturado e fundamentado teoricamente.
- Para relatos de práticas institucionais e cases de sucesso, deve-se apresentar evidências concretas, análise crítica e possíveis impactos da experiência relatada.
- Metodologia e Rigor Científico:
- O percurso metodológico deve ser bem descrito, garantindo transparência na condução da pesquisa ou no relato da prática institucional.
- Os resultados devem ser apresentados de forma clara, coerente e embasada, incluindo discussões qualitativas e quantitativas.
- Para estudos aplicados, a replicabilidade da experiência ou a viabilidade de implementação deve ser evidenciada.
- Clareza e Organização:
- A estrutura do texto deve ser coesa e coerente, facilitando a compreensão do leitor.
- As considerações finais devem responder diretamente aos objetivos e estar alinhadas aos resultados obtidos.
- O artigo deve seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023 para citações, referências e demais elementos.
- Qualidade da Redação:
- O texto deve ser claro, objetivo e bem estruturado, com correção gramatical e ortográfica.
- A argumentação deve ser consistente e bem fundamentada, evitando ambiguidades ou excesso de subjetividade.
Edição Atual

A Revista Educação C&T destaca em sua terceira edição o impacto da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Reúne estudos e reflexões que demonstram como a integração dessas áreas é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e contribui na formação de uma sociedade inovadora, inclusiva e sustentável.
Os trabalhos apresentados discutem como a Educação, aliada à Ciência e à Tecnologia, impulsiona a inovação e contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. São abordados temas como o papel da educação na inclusão social, o uso de tecnologias sustentáveis, e os desafios éticos trazidos pelas novas tecnologias, como a inteligência artificial.
Ao mergulhar nos artigos desta edição, você encontrará uma rica diversidade de ideias e soluções inovadoras para os desafios atuais. Os autores nos convidam a refletir sobre a importância da educação, ciência e tecnologia como motores do progresso, incentivando a aplicação prática do conhecimento para transformar o futuro. Aproveite esta oportunidade para se inspirar e explorar novas perspectivas que podem impactar positivamente nossa realidade.