Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

Submissão de artigos:

Utilize o template disponível no link: Template para submissão da 4ª edição

  1. Autoria:

Cada artigo pode ter até 04 (quatro) autores.

Pelo menos um dos autores deve possuir titulação de pós-graduação stricto sensu.

  1. Ineditismo:

Os artigos devem ser inéditos, apresentar dados atualizados e não podem ter sido submetidos ou publicados em outros periódicos, livros ou eventos científicos.

  1. Extensão:

O artigo deve ter entre 12 e 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências.

Submissões que ultrapassem 15 páginas não serão aceitas. 

  1. Formatação:

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento: 1,5 cm entre linhas.

Margens: superior e esquerda – 3 cm; inferior e direita – 2 cm.

Parágrafos: recuo de 1,25 cm na primeira linha.

  1. Estrutura do Artigo:

Título: Apenas em Português.

Autores: Nome completo, vínculo institucional, e-mail, ORCID ou link do Currículo Lattes.

Resumo: Deve explicitar o tema, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e principais resultados. Máximo de 250 palavras, em um único parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, espaçamento simples.

Palavras-chave: De 3 a 5 descritores, separados por ponto e vírgula (;), apenas a primeira letra maiúscula. Exemplo: Ciência; Tecnologia; Educação; Inovação.

Abstract: Tradução do resumo para o Inglês, mantendo a mesma estrutura: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado.

Keywords: Traduzir as palavras-chave para o Inglês. Exemplo: Science; Technology; Education; Innovation. 

  1. Seções Obrigatórias:

Introdução: deverá contextualizar o tema e apresentar o problema central do estudo de forma clara e objetiva. Devem ser explicitados os objetivos do artigo e a justificativa para sua relevância, seja no campo teórico, seja na aplicação prática. Para artigos que relatam práticas institucionais ou cases de sucesso, recomenda-se destacar o contexto institucional, os desafios enfrentados e a importância da experiência documentada. Também é recomendável apresentar brevemente a estrutura do artigo, utilizando linguagem formal e acessível.

Desenvolvimento: apresentar a fundamentação teórica e a revisão da literatura, abordando pesquisas e referências que sustentam a temática do artigo. No caso de relatos de práticas institucionais ou cases de sucesso, é fundamental relacionar a experiência com estudos e modelos teóricos pertinentes, evidenciando como a literatura embasa a iniciativa apresentada. O texto pode ser organizado em seções e subseções. Os títulos das seções devem estar em Times New Roman, tamanho 12, negrito, em letras maiúsculas, alinhados à esquerda, com espaçamento de 1,5 cm antes e depois, sem ponto final. Os títulos das subseções seguem o mesmo formato, diferenciando-se apenas pelo uso de letras minúsculas.

Metodologia: detalhar o percurso metodológico adotado no estudo. Deve incluir o tipo de pesquisa, os procedimentos aplicados, os instrumentos de coleta de dados e as técnicas utilizadas para análise. Para artigos baseados em práticas institucionais ou cases de sucesso, é essencial descrever como as informações foram coletadas e analisadas, garantindo transparência e rigor científico na abordagem adotada.

Resultados e Discussão: apresentar e interpretar os principais resultados obtidos. Para estudos empíricos, os dados devem ser analisados de maneira qualitativa e/ou quantitativa, conforme aplicável. Nos relatos de práticas institucionais e cases de sucesso, os resultados devem demonstrar os impactos gerados, as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para a solução de problemas. A interpretação dos achados deve dialogar com a fundamentação teórica, contribuindo para o aprofundamento do tema discutido.

Considerações Finais: devem responder aos objetivos propostos, apresentando conclusões claras e fundamentadas, sempre restritas aos resultados obtidos. Para artigos baseados em práticas institucionais ou cases de sucesso, é recomendável destacar os aprendizados, os desafios superados e as possibilidades de replicação da experiência. Sugestões para pesquisas futuras podem ser incluídas, ampliando o escopo da discussão. Não serão aceitas citações de referências nesta seção.

  1. Referências Bibliográficas: Devem ser adequadas, atuais e estar em conformidade com a ABNT, incluindo apenas as obras citadas no texto e que estejam alinhadas à fundamentação teórica do trabalho.

Exemplos:

Livro (um autor):

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

Livro (dois autores):

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

Mais de três autores:

BENJAMIM, Walter et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Os Pensadores, v. 48).

Artigo de periódico:

BRAIT, Beth. Língua nacional: identidades reivindicadas a partir de lugares institucionais. Gragoatá, Niterói, n.11, p.141-155, 2. sem. 2001.

Livro on-line:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 20 fev. 2024.

Dissertação/Tese:

FOMIN, Carolina F. R. O tradutor intérprete de libras no teatro: a construção de sentidos a partir de enunciados cênicos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – PUC-SP, São Paulo, 2018.

Anais de evento:

CASTILHO, Augusto Cesar da Costa. Avifauna aquática dos rios Cuiabá e Mutum, pantanal de Barão de Melgaço – MT. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL,6., 2003, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: Ed. UFC, 2003. p. 29-30.

Leis e normativas:

BRASIL. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

  1. Ilustrações, Figuras e Tabelas:

Figuras, quadros e tabelas devem ser centralizados, inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem e com largura que não exceda as margens do texto. Devem ter legenda descritiva alinhada à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento simples. As tabelas devem ser apresentadas sem bordas laterais, mantendo apenas as linhas horizontais superiores e inferiores para delimitação do conteúdo, conforme as normas da ABNT. A fonte da imagem deve ser indicada abaixo, em tamanho 10, utilizando "Fonte: Autor" ou "Fonte: Autoria própria" para elementos originais. Para figuras, recomenda-se resolução mínima de 300 DPI, nos formatos PNG ou JPEG, com tamanho adequado ao espaço disponível. Prints de tela não são aceitos como ilustrações. Fotografias de crianças e adolescentes exigem autorização em nota de rodapé.

  1. Citações:

As citações curtas, de até 03 (três) linhas, devem ser inseridas no corpo do texto entre aspas duplas (“ ”), seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e número da página. Já as citações longas, com mais de 03 (três) linhas, devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, sem aspas, espaçamento entre linhas simples, e também com a indicação do sobrenome do autor, ano de publicação e número da página.

  1. Apêndices e Anexos:

Os artigos submetidos não devem conter apêndices ou anexos.

  1. Critérios de Avaliação dos trabalhos:
  2. Formatação:
  • Os artigos que não seguirem as orientações do modelo (Template) não serão aceitos para publicação.
  1. Conteúdo e Relevância:
  • O título deve refletir com precisão o tema abordado no artigo.
  • O artigo deve apresentar objetivos claros e alinhados à proposta da revista.
  • A abordagem deve ser consistente, com desenvolvimento estruturado e fundamentado teoricamente.
  • Para relatos de práticas institucionais e cases de sucesso, deve-se apresentar evidências concretas, análise crítica e possíveis impactos da experiência relatada.
  1. Metodologia e Rigor Científico:
  • O percurso metodológico deve ser bem descrito, garantindo transparência na condução da pesquisa ou no relato da prática institucional.
  • Os resultados devem ser apresentados de forma clara, coerente e embasada, incluindo discussões qualitativas e quantitativas.
  • Para estudos aplicados, a replicabilidade da experiência ou a viabilidade de implementação deve ser evidenciada.
  1. Clareza e Organização:
  • A estrutura do texto deve ser coesa e coerente, facilitando a compreensão do leitor.
  • As considerações finais devem responder diretamente aos objetivos e estar alinhadas aos resultados obtidos.
  • O artigo deve seguir as normas da ABNT NBR 10520/2023 para citações, referências e demais elementos.
  1. Qualidade da Redação:
  • O texto deve ser claro, objetivo e bem estruturado, com correção gramatical e ortográfica.
  • A argumentação deve ser consistente e bem fundamentada, evitando ambiguidades ou excesso de subjetividade.

Artigos

Política padrão de seção

Inteligência Artificial, Educação e Trabalho: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS – 4ª EDIÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO C&T
A Revista Educação C&T da Seciteci/MT convida pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de educação, ciência e tecnologia a submeterem artigos para sua 4ª edição, cujo dossiê temático será:
"Inteligência Artificial, Educação e Trabalho: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável"

Contextualização da Temática
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras do século XXI, impactando significativamente a educação, o mercado de trabalho e a pesquisa científica. Seu avanço traz oportunidades para inovação e automação, mas também impõe desafios, como questões éticas, adaptação curricular e requalificação profissional.
Na educação, a IA tem impulsionado a personalização do ensino, o uso de plataformas adaptativas e a análise de dados educacionais, promovendo um suporte mais eficiente para alunos e professores. No entanto, sua aplicação levanta debates sobre segurança de dados e o papel do professor diante dessas mudanças.
No mercado de trabalho, o avanço da IA gera novas profissões e transforma ocupações tradicionais, exigindo habilidades digitais e aprendizado contínuo. A requalificação profissional torna-se essencial para preparar trabalhadores para um cenário altamente dinâmico.
Na pesquisa científica e no setor produtivo, a IA acelera descobertas, otimiza processos e amplia a capacidade de análise de dados. No agronegócio, por exemplo, a chamada Agricultura 4.0 já emprega IA no monitoramento de lavouras, na gestão de recursos e na melhoria da produtividade.
Diante desse cenário, a 4ª edição da Revista Educação C&T busca reunir reflexões e estudos que abordem esses desafios e oportunidades.

Subtemas para Submissão
Os artigos podem abordar os seguintes eixos temáticos:
Inteligência Artificial na Educação
• Personalização do ensino e adaptação às necessidades dos alunos.
• Ferramentas de IA no suporte à aprendizagem (tutores virtuais, plataformas adaptativas).
• Desafios éticos e pedagógicos no uso da IA em sala de aula.
Transformação Digital no Ensino Técnico e Superior
• Impactos da educação a distância (EAD) e do ensino híbrido na formação profissional.
• Novas metodologias mediadas por tecnologias digitais.
• O papel das Escolas Técnicas e Instituições de Ensino Superior na formação para a era digital.

IA na Ciência e Pesquisa
• Aplicações da IA em análise de dados e modelagem computacional.
• IA na aceleração de descobertas científicas e inovações tecnológicas.
• Desafios éticos e metodológicos no uso de IA na pesquisa.
• IA na Pesquisa e Desenvolvimento de Energias Renováveis: uso da IA na modelagem, previsão e otimização de tecnologias sustentáveis.
• IA no Monitoramento Aeroespacial: análise de dados espaciais para monitoramento ambiental, previsão climática e detecção de mudanças na superfície terrestre.

IA e Agricultura 4.0
• Uso da IA no agronegócio para otimização de cultivos e gestão de recursos.
• Tecnologias digitais e IA na promoção da agricultura sustentável.
• IA na Produção de Biocombustíveis: otimização da cadeia produtiva, da seleção de matérias-primas à conversão energética eficiente.
• IA e Energias Renováveis no Agronegócio: aplicações da IA na geração e gestão sustentável de energia em propriedades agrícolas.
• Monitoramento Aeroespacial Inteligente na Agricultura: IA em satélites e sensores para análise de lavouras, previsão climática e sustentabilidade.
• IA na Aviação Agrícola – Drones x Aviões: comparação entre tecnologias inteligentes na pulverização, mapeamento e monitoramento da produtividade.

Desafios Éticos e Sociais da IA
• Impactos da IA no mercado de trabalho e na requalificação profissional.
• Viés algorítmico e a necessidade de uma IA ética e inclusiva.
• O papel da educação na formação de cidadãos críticos sobre o uso de tecnologias.

Diretrizes para Submissão
•Prazo para submissão: 10/03/2025 a 12/05/2025.
•Os artigos devem ser inéditos e seguir as normas editoriais da revista.
•Template obrigatório: Utilize o modelo disponível no link: Template
•Template para submissão de artigos da 4ª edição da Revista Educação C&T
•Submissão de artigos: Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail: revista@secitec.mt.gov.br.

Contato e Informações
Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo e-mail: revista@secitec.mt.gov.br
Não perca a oportunidade de compartilhar seu conhecimento! Submeta seu artigo e contribua para o avanço da educação, ciência e tecnologia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.